segunda-feira, 18 de julho de 2011

Poesia: Em Nossas Terras Tem de Tudo...

Em nossas terras tem de tudo!
Eu vivo da tecnologia, sou a região Metropolitana; mas em tempos mais remotos, já vivi do açúcar e da cana.
Em nossas terras tem de tudo! E de nada daqui se reclama!
Eu sou a Zona da Mata, e hoje me divido em Norte, Sul e Centro. Quando se fala em folclore ou cultura, sou a sensação do momento.
Em nossas terras tem de tudo! E não nos saem do pensamento!
Eu sou o Agreste, terra da feira e do mandacaru; sou composta por várias cidades, mas representada por Caruaru.
Em nossas terras tem de tudo! Do extremo norte ao extremo sul.
Eu não vivo nem do açúcar nem da cana, nem tenho o melhor folclore da região; o meu currículo é árduo, seco e triste, eu sou a região do Sertão.
Em nossas terras tem de tudo! Mas, às vezes, aperta o coração.

Sou a região mais desenvolvida de Pernambuco, banhada pelo litoral, curtida pelos turistas e ainda tenho a capital.
Em nossas terras tem de tudo! E aqui não se passa mal!
Minha região é rica, conta a história do Brasil; das riquezas incontáveis a maior parte daqui saiu.
Em nossas terras tem de tudo! E são das mais belas do Brasil!
Sou a segunda maior região de Pernambuco; não tenho história pra contar, nem litoral, o que é o pior; mas de cabeça erguida eu grito: sou a capitá do forró!
Em nossas terras tem de tudo! E não se sabe o que é o melhor!
Sou a maior região de Pernambuco, mas com isso não levo vantagem. Noite e dia, dia e noite sofrendo com a estiagem. Entrego tudo a padim Cíço, pra ele me dá coragem.
Em nossas terras tem de tudo! Até gente que escreve essa mensagem!

Na minha região, além de tudo que eu já disse, tem também o que eu não queria: tem pobreza, prostituição, droga... Violência? É todo dia.
Em nossas terras tem de tudo! Só nos falta a alegria!
Eu tenho arte, a história, a cor e a dança; nas festas regionais tenho o Maracatu, o caboclinho e até o caboclo de lança.
Em nossas terras tem de tudo! Só nos falta a esperança!
Minhas terras são festeiras, o que ajuda na solidão. Tem cocada de coco, maxixe, xote, xaxado, baião.
Em nossas terras tem de tudo! Só nos falta a Salvação!
Das minhas terras nada pude lhes falar, porque nelas pouco se produz. De dia nóis tem o sol, mas de noite nos falta luz.
Em nossas terras tem de tudo! Só nos falta ter JESUS!


Poesia escrita por Marcos Gondim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário