sábado, 3 de novembro de 2012

Breve História da Música Sacra (Parte I)

      Quando falamos a palavra música, a primeira coisa que nos vem à mente é que estamos felizes e, por isso, queremos cantar. Poucos de nós procuramos saber de onde vem e para onde vai, principalmente como cristãos, pois temos uma ligação muito forte com ela na progressão da história da humanidade. Por essa razão, durante este mês, compartilharemos um pouco da história da música sacra neste espaço. 

Nesta primeira parte, abordaremos relatos bíblico-históricos: 

• A primeira referência que encontramos na Bíblia acerca da música é Gn 4:19-21 “Lameque tomou duas mulheres: uma chamava-se Ada e a outra, Zilá. Ada deu à luz Jabal, que foi o pai daqueles que moram em tendas e criam rebanhos. O nome do irmão dele era Jubal, que foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.” Isso não quer dizer que não havia música ou músicos antes disso, porque essa era a sétima geração na terra após Adão. Esse relato nos dá a conhecer, então, o primeiro músico sacro. 

• A segunda referência bíblica é Gn 31:27, a qual conta a história de Jacó, ao fugir de Labão: “Por que você me enganou, fugindo em segredo, sem avisar-me? Eu teria celebrado a sua partida com alegria e cantos, ao som dos tamborins e das harpas.” Vemos, neste texto a prática do canto e a inserção do tamborim. 

• A partir daí, encontramos vários textos que mostram a influência da música na vida do povo de Deus, tanto para a satisfação pessoal, quanto para adoração e obediência divinas. A obediência a Deus fez com que sete trombetas e um grito derrubassem as muralhas da cidade de Jericó (Js 6). E, falando em guerra, quando o povo de Deus vencia as suas batalhas e guerras, celebrava com muita música, canto e danças.

• Davi, o mais conhecido guerreiro das histórias da Bíblia, também foi um excelente músico e, o mais importante, usado por Deus. Em 1 Sm 16:14-17 o Rei Saul pede um músico: “O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava. (...)E Saul respondeu aos que o serviam: "Encontrem alguém que toque bem e o tragam até aqui".” Foi quando encontraram Davi. Ele amava a música e em toda a sua vida de guerras, conquistas e derrotas, Davi compôs músicas para o Senhor dos Exércitos. Assim, organizou-se o livro dos Salmos, com as poesias e cânticos que os hebreus entoavam e recitavam nos cultos a Deus. Mas isso são cenas do próximo capitulo... 

 M.M. Marcos Gondim (Guga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário