sábado, 10 de novembro de 2012

Breve História da Música Sacra (Parte 2)


      Continuando o resumo da história da música sacra, relembremos que Davi, além de um grande guerreiro, apesar do tamanho, também era um excelente músico, compositor e luthier (construtor de instrumentos de cordas). Ele introduziu elementos importantes no culto a Deus:
  • Organizou o primeiro ministério de música da história – 1 Cr 15:16 “E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria.” Nesse capítulo 15, listam-se o nome de vários músicos, os quais integraram a primeira equipe de instrumentistas (não existia, ainda, a palavra orquestra) e cantores. E, em meio a tantos nomes de músicos que esse capítulo revela, existe um em especial – o Quenanias. O versículo 22 relata que ele era o chefe dos levitas, tinha o encargo de dirigir o canto e ensiná-los a entoá-lo, porque era entendido. E assim o ministério de música foi se consolidando.
  • As poesias e hinos de Davi foram compilados e se transformaram no livro dos Salmos, que significa louvores em hebraico. Nem todos os salmos do livro são de composição de Davi – é bem verdade que a maioria o é –, e entre os outros compositores tem-se: Moisés, Asafe, Salomão, Etã, os filhos de Coré... O livro dos Salmos é a herança da adoração expressada através da música, deixada pelos hebreus, e usado tradicionalmente por seus descendentes nos cultos ao Senhor. 
O próprio Jesus cantava esses hinos. De acordo com as Escrituras Sagradas, no evangelho segundo Marcos 14:22-26, vemos Jesus celebrando a sua última páscoa com os discípulos: “E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu (...) E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras”. O apóstolo Paulo, em mais de uma ocasião, incentivou o uso dos Salmos ao se cantar, como no conselho dado na carta aos Colossenses 3:16: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração”. Você já cantou para Deus hoje? 
M.M. Marcos Gondim (Guga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário